top of page
Buscar

Governo acaba de aprovar o CCF -Centro de Competências Ferroviário !


O Conselho de Ministros aprovou hoje três diplomas ligados à ferrovia, prosseguindo o investimento no setor e dando seguimento à prioridade ao serviço público de gestão de infraestruturas ferroviárias e rodoviárias, nomeadamente criação da Associação Centro de Competências Ferroviário.


"O Centro de Competências Ferroviário estava previsto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 110/2019, de 05 de julho, que estabeleceu um conjunto de linhas de orientação estratégica para a revitalização do serviço de transporte ferroviário de passageiros prestado pela CP — Comboios de Portugal, E. P. E. (CP, E. P. E.). Terá sede no parque oficinal de Guifões e será uma associação sem fins lucrativos, que integra além das entidades a quem é dada esta autorização de despesa por parte do Governo, também a Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa e da Fundação Universidade do Porto, que não carecem dessa autorização.


O objeto principal do Centro é “a promoção e o exercício de iniciativas e atividades de formação técnica, investigação, desenvolvimento e inovação (I&DI) em tecnologia, em particular na área da ferrovia e do material ferroviário, promovendo e incentivando a formação especializada, a cooperação e a transferência de tecnologia entre empresas, universidades, organizações e outras entidades públicas e privadas, com vista ao aumento da capacidade de I&DI e consequente aumento do emprego qualificado, melhoria da competitividade e crescimento do volume de negócios e das exportações das entidades envolvidas."


Lisboa, 15 de julho de 2021

 
 
 

Comentários


bottom of page